Começam os festejos em louvor ao Senhor Bom Jesus, padroeiro de Malhada de Pedras
- Postado em 29, jul 2015 por: Anderson Ferreira
Passava das 5h da manhã desta terça-feira (28), quando um grupo de católicos saiu às ruas de Malhada de Pedras, animados pela fanfarra do município (FAMAP), para anunciar a chegada dos festejos em louvor ao Senhor Bom Jesus, padroeiro da cidade. O novenário, que começou nesta terça-feira, segue até 06 de agosto, quando é celebrado o dia do Bom Jesus pela Igreja Católica.
Após a alvorada, a primeira missa matutina foi celebrada pelo padre Reinaldo de Oliveira, pároco da cidade. As atividades da manhã deste primeiro dia da festa do padroeiro terminaram com um café comunitário, em frente à igreja matriz, com participação de muitos paroquianos.
À noite, um passeio de veículos pelas principais ruas da cidade, seguido de benção dos carros e motos, contou com a participação de 80 carros e, aproximadamente, 90 motos, segundo os organizadores.
A abertura da novena contou com a presença expressiva dos fiéis. Motoristas e motoqueiros, além das comunidades rurais de Bastião, Riachão, Boiada e Cachoeirinha, que pertencem ao Zonal “São Miguel Arcanjo”, foram os convidados especiais da noite.
Na reflexão, o padre Paulo Henrique Neves, da paróquia de Igaporã, falou acerca do tema “Igreja: casa do encontro com Cristo e com os irmãos”. “A festa do Bom Jesus está em conformidade com o projeto diocesano de evangelização, no qual nós estamos refletindo a partir do evangelho de São Mateus, que, de uma maneira muito especial e própria, nos conduz a uma reflexão sobre a igreja. E o objetivo é de nos perguntar o que é igreja. Igreja é a casa do encontro com Deus, mas nós só vamos, verdadeiramente, nos encontrar com Deus, se nos encontrarmos com os irmãos, porque não adianta nada eu vir à igreja, ir ao santíssimo, participar da missa e ficar na minha individualidade. Depois eu volto pra casa e não sei nem quem é que estava sentado do meu lado”, explicou o padre que, na diocese, também é coordenador da Pastoral da Comunicação.
Para o padre Reinado de Oliveira, o novenário é um momento ímpar de renovação da fé, revisão de vida e exercício da fraternidade. “O chamado não é especifico para alguns, mas para todos os que são Igreja e já comungam deste ideal e principalmente para aqueles que são batizados, mas ainda não experimentaram a alegria de ser Igreja viva, e, por isso estão de fora, à margem da própria Igreja, da sociedade ou nas periferias da fé”.
Primeira noite da Novena do Senhor Bom Jesus
Carreata
Alvorada
Etiqueta(s): Malhada de Pedras, Senhor Bom Jesus
Voltar