Rádio Nova Esperança FM - Uma Nova Esperança Está No Ar!

Associação Nova Esperança
CQC denuncia atraso no funcionamento do Parque Eólico de Caetité
  • CQC denuncia atraso no funcionamento do Parque Eólico de Caetité

  • Postado em 03, jun 2014 por: Anderson Ferreira
17f1911ec95a85ff34522d93f64ba127_L

Foto: Folha de Condeúba

Nesta segunda-feira (2), o programa Custe o Que Custar (CQC), da TV Bandeirantes, denunciou a situação do maior Parque Eólico da América Latina, localizado em Caetité, no sudoeste da Bahia. Uma equipe de reportagem do programa, comandado pelo jornalista Marcelo Tas, esteve na cidade baiana e percorreu parte do parque que deveria gerar energia há mais de dois anos, mas continua parado por conta do atraso na construção das linhas de transmissão, que é de responsabilidade da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), do Governo Federal.

Segundo a reportagem do programa da Band, o complexo tem capacidade para gerar quase 300 megawatts (MW), energia suficiente para abastecer uma cidade do tamanho de Brasília. O repórter Ronald Rios, que fez a matéria, mostrou o contraste da obra com a realidade de alguns moradores do entorno do parque. São famílias que não têm energia elétrica em casa e ainda dependem de uma lâmpada de querosene, caso necessitem fazer alguma atividade à noite.

A reportagem mostrou ainda que o prejuízo em razão da demora no funcionamento do parque já passa de R$ 500 milhões e, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), no fim quem paga é o consumidor, pois esse valor é considerado custo extra e entra no reajuste da tarifa.

Batizado de Alto Sertão I, o complexo eólico de Caetité é formado por 184 torres e contou com investimentos de R$ 1,2 bilhão.

 

Em tempo

Conforme publicado pelo novaesperancanoar.com na última sexta-feira (30 de maio), uma reportagem exibida pelo Bom Dia Brasil, da TV Globo, na semana passada, noticiou que as linhas de transmissão do Parque Eólico de Caetité só ficaram prontas agora, e a subestação tem até o fim deste mês para começar a gerar energia.

Veja aqui a reportagem do programa CQC.

 

 

761 Total de visitas 1 Visitas hoje

Etiqueta(s): , ,

Natural de Malhada de Pedras, é jornalista pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e pós-graduado em Comunicação e Marketing em Redes Sociais, pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC).



Voltar