Rádio Nova Esperança FM - Uma Nova Esperança Está No Ar!

Associação Nova Esperança
Eleições 2014: TSE determina mudança na quantidade de deputados federais
  • Eleições 2014: TSE determina mudança na quantidade de deputados federais

  • Postado em 02, jun 2014 por: Anderson Ferreira

000000000000015Uma decisão tomada por unanimidade pelo plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), há pouco mais de um mês, em Brasília, determinou a mudança na quantidade de deputados federais em 13 estados. Oito deles perderam cadeiras na Câmara Federal. Pernambuco, Alagoas, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul ficam com um deputado a menos, cada. Já o Piauí e a Paraíba perdem dois deputados.

Por outro lado, cinco estados ganharam deputados. Amazonas e Santa Catarina, um, cada. Ceará e Minas Gerais, dois. E o Pará, quatro. A decisão deve ser válida para as eleições deste ano. Mas o Congresso, que não gostou da mudança, reagiu e decidiu entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para derrubar a decisão do TSE.

Segundo uma lei aprovada pelo Congresso em 1993, o número de parlamentares deve ser proporcional à população de cada estado. A Bahia tem 39 cadeiras na Câmara Federal. Com informações do Jornal Nacional, da TV Globo.

 

Em tempo

Uma lei sancionada pela presidente Dilma Rousseff, no último dia 20 de maio, determina uma nova ordem para exibição dos painéis dos candidatos na urna eletrônica. Diferente de outras eleições, no pleito deste ano, o eleitor vai votar primeiro para deputado federal e em seguida para deputado estadual. Depois disso, a sequência segue como nas outras eleições: o voto para governador de Estado e, por último, para presidente da República. No caso das eleições municipais, a ordem permanece a mesma, vereador e prefeito. A nova lei vale já para este ano. As informações são do portal R7.

496 Total de visitas 2 Visitas hoje

Etiqueta(s): , ,

Natural de Malhada de Pedras, é jornalista pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e pós-graduado em Comunicação e Marketing em Redes Sociais, pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC).



Voltar