Rádio Nova Esperança FM - Uma Nova Esperança Está No Ar!

Associação Nova Esperança
Em meio à CF 2019, Malhada de Pedras inicia processo de elaboração do plano de saneamento básico
  • Em meio à CF 2019, Malhada de Pedras inicia processo de elaboração do plano de saneamento básico

  • Postado em 03, abr 2019 por: Nova Esperança FM 87.9

Melhorar a qualidade de vida dos moradores por meio do fornecimento de serviços de esgotamento sanitário é o objetivo do Plano Municipal de Saneamento Básico, que está em fase de elaboração pela Prefeitura Municipal de Malhada de Pedras e pelo Programa IFBA Saneando a Bahia (PISA), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA), com apoio da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA).

Na manhã desta quarta-feira (3), autoridades municipais, servidores públicos e parte da população da sede e de algumas comunidades rurais se reuniram, no Salão Paroquial, para mais uma fase desse processo. A ideia do encontro foi ouvir as demandas e problemas dos moradores com relação ao lixo, drenagem, esgoto e água. A Pastoral da Comunicação (Pascom) Paroquial acompanhou a reunião.

Por lei, todo município tem que ter o plano de saneamento, mas a FUNASA só oferece apoio financeiro àqueles com menos de 50 mil habitantes. É o caso de Malhada de Pedras (mais de 8 mil habitantes), que, entre 200 municípios baianos com essa população, foi um dos 50 contemplados com o projeto de saneamento financiado pela Fundação. Hoje, menos de 40% da cidade tem rede de esgoto, de acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Com o planejamento pronto, é possível conquistar recursos do Governo Federal para investir no setor.

O engenheiro ambiental e sanitarista, Hudson Silva, explicou como vai ocorrer o processo de elaboração do plano. Foto: Anderson Ferreira/PASCOM

O engenheiro ambiental e sanitarista, Hudson Silva, explicou como vai ocorrer o processo de elaboração do plano. Segundo ele, o município foi dividido em quatro setores para melhor participação da população. “São quatro eventos, um na sede e três na zona rural. A ideia dessas reuniões é colher o máximo de informações possíveis de diferentes regiões para que possamos representar a realidade do município e não ficar somente na sede”, disse.

O plano de saneamento vai contemplar questões relacionadas ao abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e das águas pluviais urbanas. São quatro fases que vão culminar na elaboração de um projeto de Lei que será submetido à aprovação da Câmara de Vereadores. A previsão é de que o projeto esteja pronto em outubro deste ano. As próximas reuniões vão acontecer nas comunidades Periperi (dia 4) e Tabuleirinho (dia 5). A primeira foi realizada na comunidade Poço Dantas, na terça-feira (2).

Campanha da Fraternidade 2019

A elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico acontece em meio à Campanha da Fraternidade, que este ano tem como tema “Fraternidade e Políticas Públicas”. O objetivo da Igreja é estimular a população a se envolver na formulação de políticas públicas,  buscando o bem comum e a promoção da fraternidade. Nesse período, a paróquia de Malhada de Pedras tem organizado momentos de reflexões sobre o tema.

O padre Afonso de Lima comentou e parabenizou a participação expressiva da população. “É através dessa participação conjunta que melhoramos a qualidade de vida do nosso povo de acordo com aquilo que a Igreja nos pede na Campanha da Fraternidade, um desafio para nós neste ano. A todos, então, muita paz, muita participação, muita perseverança, porque pensar em saneamento básico é trazer qualidade de vida não só para os de agora, mas também para as crianças e jovens no futuro”, encerrou.

Fonte: http://diocesedecaetite.org.br/em-meio-a-cf-2019-malhada-de-pedras-inicia-processo-de-elaboracao-do-plano-de-saneamento-basico

824 Total de visitas 2 Visitas hoje

“O rádio é a escola dos que não têm escola, é o jornal de quem não sabe ler, é o mestre de quem não pode ir à escola, é o divertimento gratuito do pobre, é o animador de novas esperanças, o consolador dos enfermos e o guia dos sãos – desde que o realizem com espírito altruísta e elevado, pela cultura dos que vivem em nossa terra, pelo progresso do Brasil.” (Edgard Roquette Pinto)



Voltar