Fé e devoção marcam o encerramento da Festa do Senhor Bom Jesus, padroeiro de Malhada de Pedras
- Postado em 07, ago 2015 por: Anderson Ferreira
Centenas de católicos de diversas partes do município de Malhada de Pedras se reuniram, nesta quinta-feira (06), na Praça Mons. Antônio Fagundes, para a grande festa em homenagem ao Senhor Bom Jesus, padroeiro da cidade. A Santa Missa Solene, presidida pelo pároco padre Reinaldo de Oliveira, também contou a presença de outras paróquias, como Guajeru, Rio do Antônio, Ibiassucê e Caculé. O Novenário teve início no dia 28 de julho.
“Somos uma comunidade paroquial privilegiada, porque temos como patrono o Santo dos santos, Nosso Senhor Bom Jesus”, disse o padre.
Durante os dez dias de festa, muitas atividades foram realizadas, entre elas, missas matutinas, bênção de carros e motos e a novena, que, a cada noite, abordava uma temática em torno do tema geral “Com o Evangelho de São Mateus, sirvamos a Jesus na Sua Igreja”. “Tivemos a oportunidade de fazer um estudo e de rezar, a partir da proposta de nosso Papa e do Projeto de Evangelização da nossa diocese “Igreja Viva em Missão”, explicou padre Reinaldo. “Nas reflexões, buscamos conhecer mais a nossa fé, a fim de darmos uma resposta diária ao nosso Deus e renovar o nosso compromisso como Igreja Viva”, concluiu.
A paroquiana Leide Gomes, 37, experimentou, nestes dias, segundo ela, uma renovação espiritual da fé cristã. “Eu tenho percebido isso desde os primeiros dias, não só em mim, mas em todos os paroquianos”, testemunhou.
Para Jesuína de Souza, 49, da fazenda Lagoa da Vereda, a festa do padroeiro foi um momento de provocar mudanças. “Saímos daqui com a consciência de que é preciso assumir o compromisso de sermos verdadeiros cristãos, de ser Igreja missionária e não uma igreja fechada somente na oração, mas de partilha com os irmãos, de vivência na prática”, afirmou.
A celebração foi encerrada com uma procissão pelas principais ruas da cidade, com a condução da imagem de Jesus Crucificado e acompanhada por uma multidão de fiéis, seguida da bênção do Santíssimo Sacramento.
História
Em Malhada de Pedras, de acordo com relatos históricos, a devoção ao Senhor Bom Jesus começou ainda na década de 1950, quando foi construída a primeira capela, sob a invocação do Santo. No entanto, a comunidade católica local foi elevada à categoria de paróquia em 1977 e, atualmente, conta com 30 comunidades, sendo uma na sede e 29 na área rural.
Clique aqui para ver todas as fotos
Etiqueta(s): encerramento, Malhada de Pedras, Senhor Bom Jesus
Voltar