Malhada de Pedras: Barragem que abastece município está com capacidade acima do normal
- Postado em 19, nov 2014 por: Anderson Ferreira
A barragem de Cristalândia, localizada na zona rural do município vizinho de Brumado, transbordou, na última segunda-feira (17), após as fortes chuvas que atingiram a cidade. Com capacidade para acumular 14,7 milhões de metros cúbicos de água, hoje a represa, que abastece as cidades de Malhada de Pedras e Brumado, está com a capacidade acima do normal, de acordo com informações do site Brumado Agora.
Desde julho do ano passado, o município de Malhada de Pedras é abastecido pela barragem de Cristalândia, que recebe águas do rio de Contas. A mudança ocorreu após a seca do rio do Antônio, que antes abastecia a cidade de quase nove mil habitantes.
Com 36,7 quilômetros de extensão, a adutora contou com investimento de R$ 2 milhões de reais.
Consequências
Segundo o portal A Tarde, desde que a barragem transbordou, moradores da região de Cristalândia estão impossibilitados de chegar às áreas centrais de Brumado. Os alunos que precisam atravessar a estrada da barragem para chegar à escola Ana Rodriga Teixeira, em Cristalândia, não estão comparecendo às aulas. Os ônibus que transportam professores e alunos também não conseguem chegar ao colégio. Mesmo assim, a escola segue aberta, segundo a secretaria de Educação do município de Brumado.
A frente fria estacionada sobre o litoral, de acordo com previsões do Instituto Climatempo, ainda deve provocar pancadas de chuva nos próximos dias em toda a Bahia, com alertas de tempestade por causa dos ventos.
Etiqueta(s): Água, Cristalândia, Malhada de Pedras
Voltar