Rádio Nova Esperança FM - Uma Nova Esperança Está No Ar!

Associação Nova Esperança
Malhada de Pedras: Igreja Católica celebra solenidade de Corpus Christi
  • Malhada de Pedras: Igreja Católica celebra solenidade de Corpus Christi

  • Postado em 19, jun 2014 por: Anderson Ferreira
Malhada de Pedras: Igreja Católica celebra solenidade de Corpus Christi

Malhada de Pedras: Igreja Católica celebra solenidade de Corpus Christi

Católicos da Paróquia Bom Jesus de Malhada de Pedras se reuniram, nesta quinta-feira (19), para a Missa Solene de Corpus Christi. A celebração, presidida pelo padre Reinaldo de Oliveira, foi realizada às 19h, na Igreja Matriz da cidade. A solenidade é uma das mais tradicionais da Igreja Católica e acontece sempre na quinta-feira depois da Santíssima Trindade, que é celebrada no domingo, após o dia de Pentecostes.

Durante a homilia, padre Reinaldo destacou a importância da data para os católicos que, segundo ele, não é apenas um feriado, mas, sobretudo, um dia santo. “Ao longo de mais de dois mil anos, Jesus Cristo se encontra no tabernáculo esperando por minha, por sua, por nossa visita para adorá-lo”, disse o celebrante referindo-se ao valor da adoração ao Santíssimo Sacramento. “Participar da Eucaristia é antecipar a alegria do céu, é um meio pelo qual chegamos à salvação”, completou o sacerdote destacando a importância da participação dos católicos na Santa Missa.

Após a celebração, os fiéis seguiram em procissão por algumas ruas da cidade. A frente da caminhada estava o padre com Jesus Eucarístico. A procissão de Corpus Christi recorda a busca à Terra Prometida. Segundo a bíblia no antigo testamento, o povo de Deus foi alimentado com maná no deserto, e hoje, é, de acordo com a Igreja, alimentado com o próprio Corpo de Cristo. A caminhada passou pelas ruas Diógenes dos Santos, Gerôncio Azevedo, 15 de Novembro e Avenida Liobino Guimarães. Durante o percurso, três paradas para oração e reflexão. Entre os pedidos, preces pelos doentes e famílias da cidade e pelos governantes do país, do estado e do município.

 

Origem

A celebração de Corpus Christi teve origem no ano de 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Em 1264, o Papa Urbano IV, através da Bula Papal “Trasnsiturus de hoc mundo”, estendeu a festa para toda a Igreja. A procissão com a Hóstia consagrada, conduzida em um ostensório pelas ruas, é datada de 1274. Porém, segundo historiadores, foi na época barroca que a tradição ganhou força. No Brasil acontece desde o período colonial.

 

552 Total de visitas 3 Visitas hoje

Etiqueta(s): , ,

Natural de Malhada de Pedras, é jornalista pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e pós-graduado em Comunicação e Marketing em Redes Sociais, pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC).



Voltar