Rádio Nova Esperança FM - Uma Nova Esperança Está No Ar!

Associação Nova Esperança
Malhada de Pedras: Ministério da Educação divulga notas do Ideb do município; veja os números
  • Malhada de Pedras: Ministério da Educação divulga notas do Ideb do município; veja os números

  • Postado em 06, set 2014 por: Anderson Ferreira

ideb logoO Ministério da Educação (Mec) divulgou, nesta sexta-feira (5), os dados referentes ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). De acordo com os números, o município de Malhada de Pedras, no sudoeste baiano, ultrapassou a meta estabelecida pelo governo federal nas séries inicias do ensino fundamental, mas perdeu pontos nos anos finais.

Divulgado de dois em dois anos, o levantamento avalia estudantes do ensino fundamental e médio das redes pública e particular, através da Prova Brasil, que contempla conhecimentos de português e matemática. Com as notas e o número de estudantes aprovados é que o governo calcula o Ideb, o principal indicador da qualidade do ensino brasileiro.

Para alunos do 1º ao 5º ano da rede municipal de ensino de Malhada de Pedras, a meta para 2013 era de 3,5 e o município obteve nota 5,9. Em 2011, o Ideb da cidade nessas séries foi de 4,1. Já para os anos finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, a meta do ano passado era de 3,6, mas o resultado foi inferior: 3,1. Na última avaliação dessas séries, o município conseguiu a nota 3,9.

 

Números do Brasil

Nos anos iniciais do ensino fundamental, quase 72% dos municípios brasileiros cumpriram a meta, que era de 4,9 para 2013. O Ideb foi de 5,2. Nessa etapa a maioria dos alunos está na rede municipal (81,6%). Já para os anos finais do ensino fundamental, a meta do Ideb para 2013 era de 4,4 e o resultado foi de 4,2.

Esta foi a primeira vez desde que foi criado, em 2007, que o Ideb não atingiu a meta para os anos finais do ensino fundamental. Também pela primeira vez, a meta para o ensino médio, que era de 3,9, não foi atingida. O Ideb nessa etapa chegou a 3,7, a mesma nota de 2011.

Dezesseis estados tiveram desempenho pior que na última avaliação, enquanto nove melhoram. A Bahia caiu duas posições e ficou em 21º lugar, ao lado de Maranhão e Sergipe, pelo baixo desempenho na nota relativa ao ensino médio. O estado obteve nota 3 em 2011 e, agora, conseguiu 2,8, quando a meta do governo era de 3,3.

Entre os estados que mais avançaram estão Goiás, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Pernambuco.

Na Bahia também está o município com o pior Ideb do Brasil nos anos finais do ensino fundamental. Santa Luzia, que fica a 524 km de Salvador, obteve nota 2,2 para a meta 3,6. O município do sul do estado enfrenta problemas como evasão escolar e o analfabetismo funcional dos alunos.

Veja o resultado do Ideb no site do Inep.

501 Total de visitas 1 Visitas hoje

Etiqueta(s): , ,

Natural de Malhada de Pedras, é jornalista pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e pós-graduado em Comunicação e Marketing em Redes Sociais, pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC).



Voltar