Rádio Nova Esperança FM - Uma Nova Esperança Está No Ar!

Associação Nova Esperança
Malhada de Pedras: Pela terceira vez, estudante é classificado na Olimpíada de Língua Portuguesa do Ministério da Educação
  • Malhada de Pedras: Pela terceira vez, estudante é classificado na Olimpíada de Língua Portuguesa do Ministério da Educação

  • Postado em 30, set 2014 por: Anderson Ferreira
O estudante Leonardo Santos Moreira (à direita) e a professora Célia Farias (à esquerda) (Reprodução/Facebook)

O estudante Leonardo Santos Moreira (à direita) e a professora Célia Farias (à esquerda) (Reprodução/Facebook)

“Adolescência: tempo de estudar ou trabalhar?”. É este o título do artigo de opinião que levou o estudante Leonardo Santos Moreira, 16 anos, do Colégio Estadual de Malhada de Pedras (CEMP), à semifinal da quarta edição da Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o futuro, do Ministério da Educação (MEC). O texto foi produzido sob a orientação da professora Célia Farias, que concorre ao prêmio pela terceira vez.

Para esta etapa, foram escolhidos 500 textos de alunos dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal. São 125 textos por categoria: poema, memória literária, crônica e artigo de opinião. Quase cinco mil municípios participaram da edição 2014.

“Esta conquista representa o grande esforço e a determinação que tive na elaboração do artigo. Não posso esquecer que a força de vontade da professora Célia Farias motivou-me muito”, conta Leonardo, que estuda o 2º ano do ensino médio.

Para a professora Célia, o resultado é gratificante, sobretudo, diante dos desafios atuais da educação brasileira. “Ver novamente um aluno na etapa semifinal é uma sensação de muita felicidade e de que a sua dedicação deu resultado positivo”, diz ela, que orientou, só nesta edição, em torno de 140 alunos.

Até chegar à semifinal, o texto de Leonardo passou por três etapas: a escolar, a municipal e a estadual. Agora, na etapa regional, ele e a professora que o orientou vão se juntar aos outros semifinalistas num encontro em uma capital do Brasil, que ainda não foi anunciada. Nesta fase, os alunos irão produzir outros textos, com os quais irão concorrer a uma vaga na próxima etapa do concurso.

Esta é a terceira vez que um aluno do Colégio Estadual de Malhada de Pedras é classificado na Olimpíada de Língua Portuguesa. Em 2010, a estudante Helaine Araújo também chegou à semifinal do concurso. Dois anos depois foi a vez de Samuel Fernandes ser finalista na categoria artigo de opinião.

 

A Olimpíada

Criada em 2002 pelo Ministério da Educação e pela Fundação Itaú Social, a Olimpíada de Língua Portuguesa tem o objetivo de contribuir para a melhoria da escrita de estudantes de escolas públicas de todo o país. O programa acontece a cada dois  e premia as melhores produções de textos em diferentes categorias.

393 Total de visitas 1 Visitas hoje

Etiqueta(s): , , ,

Natural de Malhada de Pedras, é jornalista pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e pós-graduado em Comunicação e Marketing em Redes Sociais, pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC).



Voltar