Rádio Nova Esperança FM - Uma Nova Esperança Está No Ar!

Associação Nova Esperança
Maria e José são os nomes mais populares, aponta pesquisa do IBGE; confira o seu nome
  • Maria e José são os nomes mais populares, aponta pesquisa do IBGE; confira o seu nome

  • Postado em 28, abr 2016 por: Anderson Ferreira
Confident Business Team --- Image by © Royalty-Free/Corbis

Confident Business Team — Image by © Royalty-Free/Corbis

Qual é o nome mais popular entre os brasileiros? Para responder essa pergunta, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou um levantamento inédito, nesta quarta-feira (27), de acordo com dados do censo 2010.

Segundo o projeto Nomes pelo Brasil, foram observados 130.348 nomes diferentes na população brasileira. Desse número, 63.456 masculinos e 72.814, sendo que há nomes comuns aos dois sexos e apenas o primeiro nome foi considerado.

Entre as mulheres, o nome preferido é Maria, com frequência de 11, 7 milhões de pessoas. Já para os homens o mais comum é José, com 5,7 milhões de pessoas registradas.

O levantamento também aponta os nomes mais frequentes até 1929 e por década de nascimento a partir de 1930, o que possibilitou identificar nomes que entraram e saíram de moda, e também aqueles que aparecem de maneira mais constante.

De acordo com a pesquisa, Maria e Ana se mantêm estáveis em primeiro e segundo lugar, respectivamente, para todas as décadas pesquisadas. Na terceira posição aparece Francisca até a década de 1950, Marcia nos anos 1960, Adriana na década de 1970, Juliana na década de 1980, Jessica na década de 1990 e Vitoria nos anos 2000.

Para o sexo masculino, Jose e Antonio aparecem em primeiro e segundo lugar, respectivamente, até a década de 1980. Na década de 1990, Lucas aparece na primeira posição, já José desce para segundo. Nos anos 200, João é o mais popular e Gabriel o segundo mais preferido.

A pesquisa também constatou, que durante os anos 2000 nomes como Caua (81.184), Rian(69.347), Enzo(41.968), Kaliane (22.420), e Sophia (19.226) ganharam popularidade. Enquanto os nomes Terezinha, Neusa, Benedito e Severino caíram em desuso.

Confira aqui a popularidade do seu nome.

Sobre a pesquisa

As formas variantes dos nomes foram contabilizadas distintamente, conforme registradas na lista de moradores do domicílio no momento da coleta do questionário. Desse modo, nomes como Ana ou Anna, Ian ou Yan, Luis ou Luiz, entre outros, foram considerados isoladamente, com a grafia original da coleta. Também não foram previstos sinais como acentos, cedilha, trema e til (por isso os nomes citados estão sem esses acentos).

No projeto são apresentados somente os nomes que apareçam 20 vezes ou mais para o total Brasil. Para unidade da federação se exige uma frequência de ao menos 15 nomes iguais e, para os municípios, se exige uma frequência de ao menos 10 nomes. Por esta razão, o total do Brasil para alguns nomes pode não ser igual à soma das unidades da federação, assim como o total das unidades da federação de alguns nomes pode não ser igual à soma de seus municípios.

 

Fonte: Blog da Gente

821 Total de visitas 2 Visitas hoje

Natural de Malhada de Pedras, é jornalista pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e pós-graduado em Comunicação e Marketing em Redes Sociais, pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC).



Voltar