Missas e visitas ao cemitério municipal marcam o domingo de finados em Malhada de Pedras
- Postado em 01, nov 2014 por: Anderson Ferreira
A expectativa é de grande movimento no cemitério municipal de Malhada de Pedras, neste domingo (2), por conta do dia de finados, que também é feriado nacional. A movimentação já era maior em relação a dias normais, desde a manhã deste sábado (1).
Na programação especial deste domingo, uma missa será celebrada pelo padre Eduardo Santos, às 6h da manhã, no cemitério da cidade. Outra celebração eucarística está marcada para as 19h30, na igreja matriz.
Segundo o padre Reinaldo de Oliveira, o dia de finados “é uma celebração da vida eterna das pessoas que já faleceram”. O sacerdote lembrou ainda que “neste dia, tão importante para nós católicos, devemos agir com a convicção do que a Igreja nos ensina a respeito da Doutrina da Ressurreição. Ou seja, não é um dia de tristeza, pois a morte não é o fim, mas o inicio da vida plena em Cristo para aqueles que se comportaram ou se comportarem como filhos de Deus, sem perder a comunhão com o Pai e com os irmãos”.
A tradição de rezar pelos mortos e visitar os túmulos, onde parentes, amigos e conhecidos estão enterrados, começou já no século primeiro. Mas foi somente no século XIII que o 2 de novembro foi instituído como o dia de finados, um dia após a Igreja Católica celebrar a festa de “Todos os Santos”, em 1 de novembro.
O cemitério municipal de Malhada de Pedras já está aberto para visitas e permanece assim até a noite deste domingo.
Etiqueta(s): cemitério, Malhada de Pedras, Missas
Voltar