Rádio Nova Esperança FM - Uma Nova Esperança Está No Ar!

Associação Nova Esperança
Novo bispo de Caetité toma posse neste domingo
  • Novo bispo de Caetité toma posse neste domingo

  • Postado em 23, jan 2017 por: Anderson Ferreira

Novo bispo de Caetité toma posse neste domingo

Nomeado em 26 de outubro do ano passado pelo Papa Francisco, monsenhor José Roberto Silva Carvalho toma posse, neste domingo (29), como o 9º bispo da Diocese de Caetité. A ordenação episcopal e posse canônica está marcada para as 16h, na praça da Catedral de Senhora Santana, em Caetité. A expectativa é de que todas as paróquias da diocese participem desse momento importante para a comunidade diocesana e para toda a Igreja. O público esperado é de 8 a 10 mil pessoas.

O ordenante principal da celebração será o arcebispo de Vitória da Conquista, Dom Luiz Gonzaga Pepeu. O bispo de Bom Jesus da Lapa, Dom João Santos Cardoso, e o arcebispo de Mariana (MG), Dom Geraldo Lírio Rocha, serão os concelebrantes. Além desses, outros bispos estarão presentes.

Em carta divulgada esta semana, o administrador diocesano, padre Gilvan Pereira Rodrigues, solicita a todas as paróquias da Diocese que façam um momento único de oração e adoração em favor do novo bispo de Caetité. “Será uma experiência forte e marcante: 24h com o Senhor, orando pelo exercício profícuo do Ministério Episcopal de Dom Carvalho”, diz o padre.

“Que seja um momento forte de comunhão e participação de toda a Diocese. Dar-se-à na Quinta-feira (26) das 18h às 18h da Sexta-feira (27). Poderá começar ou terminar com a Celebração da Eucaristia”, explica o padre, na carta.

Segundo o padre Gilvan, a proposta é que este momento seja organizado pelos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, pela Renovação Carismática e pela OVM (Obras das Vocações e Ministérios), mas na Paróquia Senhor Bom Jesus de Malhada de Pedras todos os grupos, pastorais e movimentos estarão envolvidos. O administrador diocesano também pede às paróquias que se organizem no sentido de levarem um banner ou faixa de boas vindas para acolher o novo bispo.

Cearense de Fortaleza, monsenhor Carvalho tem 56 anos. Foi ordenado padre em 1995, depois de ter estudado Filosofia, em Vitória da Conquista (BA), e Teologia, em Taubaté (SP). Licenciado em Filosofia pela Faculdade Batista Brasileira de Salvador, também participou de curso de formadores de Seminários Maiores em Roma, na Itália. Por 15 anos foi reitor do Seminário em Vitória da Conquista. Em 2011, recebeu o título de monsenhor capelão pelo Papa. Hoje é pároco de Poções (BA), na Arquidiocese de Vitória da Conquista.

Criada em 1913, a Diocese de Caetité é formada por 35 paróquias e 33 municípios do sudoeste da Bahia, com uma população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2010) em quase 700 mil habitantes, a maioria católicos.  Mais de 40 padres estão a serviço das paróquias. Desde a fundação, oito bispos passaram pela Diocese: Dom Manuel Raimundo de Melo (1915-1925); Dom Juvêncio de Brito (1926-1946); Dom José Terceiro de Souza (1948-1955); Dom José Pedro Costa (1957-1969); Dom Silvério de Albuquerque (1970-1974); Dom Eliseu Maria Gomes de Oliveira (1974-1980); Dom Antônio Alberto Guimarães Rezende (1982-2003) e Dom Ricardo Guerrino Brusati.

Com a transferência do então bispo Dom Ricardo Guerrino Brusati para a Diocese de Janaúba (MG), em maio de 2015, a Diocese de Caetité ficou vacante por pouco mais de um ano. A partir de então, passou a ser administrada pelo padre Gilvan Pereira Rodrigues, eleito para a função depois de votação com a participação alguns padres da Diocese.

763 Total de visitas 2 Visitas hoje

Natural de Malhada de Pedras, é jornalista pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e pós-graduado em Comunicação e Marketing em Redes Sociais, pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC).



Voltar