Rádio Nova Esperança FM - Uma Nova Esperança Está No Ar!

Associação Nova Esperança
Paróquia de Malhada de Pedras realiza 1º encontro do Movimento Terço dos Homens
  • Paróquia de Malhada de Pedras realiza 1º encontro do Movimento Terço dos Homens

  • Postado em 02, maio 2016 por: Anderson Ferreira

Paróquia de Malhada de Pedras realiza 1º encontro do Movimento Terço dos Homens

Mais de duzentos homens participaram, na manhã deste domingo (01), do 1º Encontro Paroquial do Movimento Terço dos Homens de Malhada de Pedras. O encontro teve início com a celebração da Santa Missa, na Igreja Matriz. Em seguida, no Centro Educacional Rui Barbosa (CERB), o padre José Rocha e o coordenador diocesano do movimento, Mário Filho, da paróquia de Caculé, conduziram o evento com palestras. Além da sede, 16 comunidades rurais estiveram presentes.

Durante a palestra, padre José Rocha explicou em que contexto se deu a criação do Movimento Terço dos Homens pela Igreja. “Os homens [leigos] tinham sumido da igreja. Só tinham os padres e as mulheres. Então, havia a necessidade de criar um espaço para que o homem também pudesse participar, para que o homem tivesse a oportunidade de enxergar ou de entender qual é o papel dele na igreja”, resumiu. O Movimento surgiu, no Brasil, em 1936, no estado de Sergipe.

DSCN5836

“Não basta ir à igreja rezar o terço”, disse o padre José Rocha durante o encontro.

O sacerdote também refletiu sobre a forma como, muitas vezes, o homem enxerga a família e a oração do terço. “Se eu olho a minha família enquanto instituição casa somente, eu não vou dar conta de viver em família. Se eu olho o terço simplesmente como extensão da Igreja, eu não vou conseguir dar conta de assumir o papel de ir mais longe. Se eu rezo o terço simplesmente por rezar, não tem sentido”, disse o padre, que logo emendou: “Não basta eu ir à igreja rezar o terço, se eu não mudo em casa, se eu não sou misericordioso, se não mudo as minhas atitudes e o meu jeito”, concluiu.

O coordenador diocesano, Mário Filho, destacou a importância do Movimento em toda a Diocese. “Essa nova realidade na Diocese de Caetité [com o surgimento do Terço dos Homens] tem contribuído para a mudança de vida. O Movimento tem trazido homens não só para meditar e rezar o Santo Terço, mas também para assumir um compromisso dentro da comunidade”, afirmou.

DSCN5856

Mário Filho é coordenador do Movimento Terço dos Homens na Diocese de Caetité.

A paróquia de Malhada de Pedras  é o berço do Movimento na Diocese de Caetité. Há 16 anos, por iniciativa de uma religiosa – Ir. Alzirene, da Congregação das Beneditinas Missionárias de Tutzing -, cerca de 30 homens deram os primeiros passos para a implantação do Terço dos Homens na paróquia. Hoje, o Movimento conta com aproximadamente 190 filiados. As reuniões acontecem às quartas-feiras, às 19h30.

Veja todas as fotos: Clique aqui

843 Total de visitas 2 Visitas hoje

Natural de Malhada de Pedras, é jornalista pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e pós-graduado em Comunicação e Marketing em Redes Sociais, pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC).



Voltar