Política: Conheça os pré-candidatos a governador da Bahia
- Postado em 28, abr 2014 por: Anderson Ferreira
Apesar de ainda não oficializada, a disputa pela maior cadeira do Palácio de Ondina (sede do Governo da Bahia) já tem os concorrentes definidos. Cinco pré-candidatos vão “brigar” pelo cargo de governador nas eleições deste ano. As convenções dos partidos, que oficializam as candidaturas, acontecem em junho.
Secretário da Casa Civil do Estado da Bahia, Rui Costa foi escolhido pelo Partido dos Trabalhadores para concorrer à sucessão de Jaques Wagner (PT). O soteropolitano, formado em Economia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), já foi eleito duas vezes vereador em Salvador. Eleito deputado federal em 2010, Costa também já esteve à frente da Secretaria de Relações Institucionais do Estado durante o governo Vagner.
Natural de Caetité, Paulo Souto (DEM), que concorre mais uma vez ao cargo, governou a Bahia por dois mandatos. Foi vice-governador de Antônio Carlos Magalhães, em 1990, e eleito senador, em 1998. Formado em Geologia pela UFBA, Souto ocupou cargos importantes durante o governo de ACM. Nas eleições deste ano, DEM e PMDB baiano se uniram em chapa única contra o principal candidato, Rui Costa.
A senadora Lídice da Mata, pré-candidata pelo Partido Social Brasileiro, é natural de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, e formada em Ciências Econômicas pela UFBA. Na política, atuou como vereadora e prefeita de Salvador. Ela, inclusive, foi a primeira e única mulher, até o momento, a ser eleita prefeita da capital baiana. A pré-candidata também já foi eleita deputada federal por três mandatos.
O soteropolitano Marcos Mendes, formado em Geologia pela UFBA, é o pré-candidato do PSOL. Mendes iniciou a vida política ainda como estudante, militando no movimento estudantil e concorreu ao primeiro cargo eletivo em 2006, como deputado federal. Foi candidato a vereador em Salvador por duas vezes, em 2008 e em 2012, e nas eleições de 2010 disputou o cargo de governador. Apesar de não ter sido eleito, alcançou mais de 30 mil votos válidos.
Assim como Mendes, Rogério Tadeu da Luz (PRTB) tenta a eleição para governador do Estado pela segunda vez. Da Luz disputou o governo da Bahia, em 2002, e a prefeitura de Salvador, em 2004. O analista de sistema, natural de Jundiaí, São Paulo, também já concorreu a deputado federal e a vereador da capital baiana. Além disso, foi presidente nacional de vários partidos, como PSDC e PMN.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), mais de 10 milhões de pessoas estão aptas a votar na Bahia, o quarto maior estado em número de eleitores no país. As eleições acontecem no dia 5 de outubro.
As informações são do portal Eleições 2014. (www.eleicoes2014.com.br)
Etiqueta(s): governador, Política, pré-candidatos
Voltar