Seminário reúne comunicadores católicos em Caetité
- Postado em 19, set 2016 por: Anderson Ferreira
Mais de 30 comunicadores de 13 paróquias da Diocese de Caetité se reuniram, neste fim de semana, no Centro de Treinamento de Líderes (CTL), em Caetité, para o 1º Seminário de Comunicação, que teve como objetivo orientar os agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) com relação às atividades nas paróquias onde atuam.
A formação começou com uma palestra ministrada pelo coordenador diocesano da Pascom e pároco de Igaporã, padre Paulo Henrique Neves, sobre a espiritualidade do comunicador católico. Segundo o padre, diferente dos jornalistas que trabalham na mídia confessional, o comunicador católico deve se pautar pelos ensinamentos do Evangelho. O coordenador da Pascom também falou aos participantes da importância do estudo de documentos da Igreja, como o Diretório de Comunicação, lançado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 2014.
O repórter da TV Sudoeste, afiliada da TV Globo, Luan Vinícius Ferreira, foi quem, em seguida, conduziu a oficina “Comunicação e Jornalismo”. Ferreira orientou os participantes quanto à produção de um texto noticioso e deu dicas do que pode ou não ser usado na redação jornalística.
A segunda oficina do seminário abordou o tema “Rádio” e teve como facilitador o radialista Edson Rocha Junior, da Rádio Educativa 106 fm, de Guanambi. O radialista falou de técnicas vocais que ajudam a locução no rádio e sobre como produzir um texto comercial para esse meio.
Ao final do evento, foi escolhida a nova coordenação para a Pastoral da Comunicação da Diocese de Caetité.
Voltar