Rádio Nova Esperança FM - Uma Nova Esperança Está No Ar!

Associação Nova Esperança
Sucessão ao Governo do Estado: partidos já escolhem candidatos
  • Sucessão ao Governo do Estado: partidos já escolhem candidatos

  • Postado em 11, dez 2013 por: Anderson Ferreira

Dois mil e quatorze está chegando com a promessa de ser um ano bem cheio no calendário, principalmente, para os políticos. Além da Copa do Mundo que acontece no Brasil, as eleições para presidente, senadores, governadores de estados, deputados federais e estaduais também acontecem no próximo ano. Na Bahia, os partidos políticos já se movimentam para escolher os representantes da legenda que vão brigar pela sucessão de Jacques Vagner (PT), que está no seu segundo mandato.

Secretário da Casa Civil do atual Governo, Rui Costa foi o escolhido pelo Diretório do PT baiano, no último dia 29 de novembro, para assumir o Estado nos próximos quatro anos, caso seja eleito. Costa foi secretário da articulação política de Vagner, entre 2007 e 2010, e eleito deputado federal em 2010 com a maior votação do PT na Bahia. No ano passado, assumiu a Secretaria da Casa Civil.

O PSB, partido que tem Eduardo Campos como possível candidato ao Palácio do Planalto, também terá representante nas próximas eleições para governo da Bahia. A senadora Lídice da Mata é possivelmente a pré-candidata pelo partido. A candidatura dela será a garantia de palanque para Eduardo Campos e Marina Silva no Estado. Lídice foi à primeira prefeita de Salvador, eleita em 1992, e primeira senadora baiana, em 2010.

Maior força da oposição ao Governo do Estado, o Democratas provavelmente vai deixar a decisão de escolher o candidato do partido para o ano que vem. Em entrevista ao Tribuna da Bahia no início do mês, o ex-governador Paulo Souto disse que a maioria do partido confia na definição entre os primeiros três meses de 2014.

Ainda não anunciado, o PMDB baiano já trabalha com a pré-candidatura do ex-ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, que será oficializada nos próximos dias. Geddel, que disputou pelo partido a última eleição a governador do Estado, já foi eleito deputado federal por cinco vezes.

Além desses, outros partidos devem disputar o Palácio de Ondina, sede do Governo baiano, no ano que vem. As eleições acontecem no dia 5 de outubro de 2014.

 

439 Total de visitas 1 Visitas hoje

Etiqueta(s): ,

Natural de Malhada de Pedras, é jornalista pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e pós-graduado em Comunicação e Marketing em Redes Sociais, pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC).



Voltar